Josué foi o homem que Deus levantou após Moisés, para que guiasse o povo na entrada na Terra Prometida. Quando o povo começou a possuir esta terra, foi necessário que eles lutassem contra os que estavam lá. Muitas guerras foram feitas, e Josué foi um guerreiro que buscava suas estratégias em Deus!

O Senhor quer nos dar estratégias para possuirmos nossas promessas, e vencermos nossas batalhas, porém, é necessário que obedeçamos ao que Ele nos diz.

”Tão somente guardai-vos do anátema, para que não vos metais em anátema tomando dela, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o turveis. Porém toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal e de ferro são consagrados ao SENHOR; irão ao tesouro do SENHOR.” (JOSUÉ 6.18,19)

Anátema quer dizer amaldiçoado.

Naquela batalha especificamente, Deus havia falado que o povo se guardasse de tomar do anátema, ou seja, que eles não pegassem nada para eles, para que aquilo não se tornasse em maldição para suas vidas.

Quando Deus nos mostra algo para obedecermos, seja algo que precisamos fazer, como: estudar, procurar emprego, pedir desculpa, falar a verdade, se mudar, etc; ou algo para não fazer, se abster da sua própria vontade ou concupiscência, precisamos estar com coração limpo e obedecermos, pois do contrário, estaremos decidindo abrigar em nós uma rebelião por não querer obedecer, e isso trará malefícios à nossa vida como um todo, e à vida das pessoas ao nosso redor.

“E prevaricaram os filhos de Israel no anátema; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel.2 Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven, da banda do oriente de Betel, falou-lhes, dizendo: Subi e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens e espiaram a Ai. 3E voltaram a Josué e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam alguns dois mil ou três mil homens a ferir a Ai; não fatigues ali a todo o povo, porque poucos são os inimigos. 4Assim, subiram lá do povo alguns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai. 5E os homens de Ai feriram deles alguns trinta e seis, e seguiram-nos desde a porta até Sebarim, e feriram-nos na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.” (JOSUÉ 7. 1-5)

Vemos que o povo estava começando a ficar prepotente, subestimando o inimigo, Quando estamos vivendo uma guerra espiritual, nossa grande estratégia é a obediência ao Senhor, e não na nossa própria confiança, e presunções.

Ocorre que quando fazemos as coisas da nossa própria maneira, acabamos, como dito, colhendo os maus frutos disso.

Avalie na sua vida, se o que está vivendo não é fruto de uma decisão que você deveria ter tomado diferente quando Deus mandou?

Existem processos que Deus nos leva a passar e outros que optamos por desobediência passar. A rebeldia consiste em irmos contra o que Deus nos mostra,

em presumirmos que estamos conseguindo lidar com nosso inimigo, e que por isso podemos fazer o que quisermos da forma que quisermos.

Resultado? O povo perdeu aquela batalha específica, e Josué se desesperou!

Josué começou a ser dominado pelas circunstâncias, e temeu que não iria mais conseguir possuir sua promessa.

Então ele decidiu ouvir Deus:

Deus mostrou a ele que havia algo escondido, uma desobediência que estava velada, mas que o Senhor estava agora expondo. E, por conta da rebelião de um homem, o povo perdeu. Deus estava explicando que aquele ato de fazer a vontade, de tomar para si o que quer na hora que quer, tem um preço, uma conseqüência.

Qual a solução?

“Desarraigar o anátema que está no meio”.

Logo, você precisa excluir da sua vida, se posicionar com as coisas que estão fora da vontade de Deus, para que você não conviva mais com elas, para que cesse os frutos da rebelião, com um coração sincero e arrependido, desejoso de obedecer ao Senhor.

“Então, disse o SENHOR a Josué: Não temas e não te espantes; toma contigo toda a gente de guerra, e levanta-te, e sobe a Ai; olha que te tenho dado na tua mão o rei de Ai, e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra. Farás, pois, a Ai e a seu rei como fizeste a Jericó e a seu rei, salvo que para vós saqueareis os seus despojos e o seu gado; põe emboscadas à cidade, por detrás dela.” (JOSUÉ 8. 1-2)

A obediência tem sempre seu benefício!

Quando Deus manda você renunciar algo, não colocar a sua mão, ou ir na direção do que Ele quer para sua vida, e não do que você mesmo deseja, é porque Ele sabe e tem reservado o melhor para você!

Quando o povo obedeceu, Deus o recompensou. Não apenas eles venceram a batalha contra aqueles inimigos, mas como dessa vez Deus permitiu que eles ficassem com o tesouro. A obediência não é baseada no que você “entende”, ou naquilo que faz sentido, mas em querer se submeter ao Senhor!

Decida obedecer, e viva o melhor de Deus!

© Igreja Semente de Fogo 2014 | Conheça, Viva, Semeie Jesus.
Top
Siga-nos: