Você já reparou que nos desertos há algo conhecido como “miragem”?

Miragem neste sentido “metafórico” significa: aquilo que se apresenta como algo muito bom, mas que não é verdadeiro; falsa realidade, ilusão, quimera, sonho.

Quando você está passando por qualquer tipo de deserto, seja solidão, desânimo, desencorajamento, frustração, há algo que você precisa discernir neste deserto: o que sua mente cria!

Há uma mentalidade específica, que é a mentalidade de deserto, que se dá quando você começa a aceitar a falsa elaboração da realidade, a fim de justificar o que está vivendo, e se sabotar para não passar por isso.

“E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera que nós morrêssemos por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes tirado para este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.”
Êxodo ‭16‬:‭3‬

O povo estava tão rebelde, quê simplesmente apagou da mente o milagre que Deus fez os tirando do Egito, e somente queriam se lembrar das panelas de carne que lá haviam, esquecendo-se porém, dos chicotes que as acompanhavam.

Você já se lembrou apenas das “panelas de carne” também?
Por exemplo, você termina um relacionamento onde não estava feliz, estava mal, turbulento, etc.
Quando começa a sentir-se sozinho, permite que sua mente crie miragens daquele relacionamento, lembrando apenas das coisas boas (ou das que nem aconteceram de verdade), e esquece todo o resto.
Isso é uma mentalidade de deserto, que quer levá-lo de volta ao seu Egito e te afastar do que Deus está fazendo agora na sua nova vida!

“Ao qual nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram e, em seu coração, se tornaram ao Egito,” (‭Atos‬ ‭7‬:‭39‬)

O Egito é um lugar de escravidão, e quando você decide, em seu coração, retornar para lá, precisa entender que está tomando uma decisão de não seguir o Senhor, nem o caminho que Ele está te guiando.

Às vezes, você nem chega de fato a voltar a viver a situação no físico, mas se no seu coração decidir voltar para ela, já estará a vivendo no espírito.

“A fazenda do rico é sua cidade forte e, como um muro alto, na sua imaginação.”
(‭Provérbios‬ ‭18‬:‭11‬)

Imaginação – significa: imagem/ projeto/ propósito

Panelas de carne não podem exercer um papel na sua vida de força, mas Deus sim!

O que ocorre também é que a mentalidade de deserto cria fortalezas na sua mente. Fortaleza é um padrão de pensamento que você não abre mão, mesmo que eles estejam te levando a lugares de desobediência ao Senhor.

Desse modo, essas fortalezas na sua mente, que você permite serem construídas porque está rebelde com Deus pelo deserto que está passando, são lugares que você está dando permissão para que o mal ministre livremente em você, é um espaço dado voluntariamente por você, a esta opressão, pois elas ficam seguras com muros altos.

A imaginação é elaborada a partir da permissão dos pensamentos errados.
Logo que você os permite e os coloca na fortaleza mental, vem a imaginação, onde você apenas lembra das panelas de carne, e despreza a provisão de Deus.

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas;”
2Coríntios ‭10‬:‭4‬

Quando você identificar esses pensamentos, as imaginações decorrentes deles, quando perceber que está voltando ao seu Egito, lembrando das miragens, logo, precisa lançar mão das armas espirituais.

Precisa expor o que está pensando, sentindo, pedir ajuda e oração para o que está lidando, e não fingir que consegue sozinho, porque isso só ergue mais muros na sua fortaleza.

Então, exponha, ore, peça ajuda se alimente da palavra, louve, e decida viver o melhor de Deus, na Terra Prometida e renuncie em seu coração as panelas que ficaram no Egito!

© Igreja Semente de Fogo 2014 | Conheça, Viva, Semeie Jesus.
Top
Siga-nos: