Significado dicionário Michaelis:
justificar – 1 Declarar justo, demonstrar ou reconhecer a inocência de, descarregar da culpa imputada: 2 Reabilitar, declarar justo, inocente; absolver: 3 Demonstrar a boa razão do seu procedimento, provar a sua inocência; reabilitar-se.

Você já reparou que sempre temos boas razões para explicar o que nos motivou a fazer isso ou aquilo, não é verdade?
Afinal, instintivamente somos treinados a nos defender!

Mais creia, a questão de se justificar é muito perigosa espiritualmente, pois esse processo ocorre primeiro na sua mente, que pode ser por exemplo um amigo, um irmão da igreja ou até mesmo um pastor, que chega e fala algo para você, sobre um erro que você cometeu ou algo assim, e aí imediatamente a sua mente começa a maquinar pensamentos de defesa do tipo: “eu não tive culpa”, “não foi bem assim”, “nem percebi”, “você acha mesmo que eu faria isso com essa intenção?” E por aí vai…

Só que todos esses pensamentos de defesa são na realidade a atuação do inimigo na sua mente e por consequência, eles bloqueiam aquilo que o outro está falando para você, de maneira tudo que está sendo dito, não tem acesso ao seu coração e por isso você continua cultivando o “my precious”, ou seja, A SUA RAZÃO.

Para entender melhor esse processo, segue alguns exemplos de justificativas que costumamos usar para nos defender:

“Porventura, não se dará resposta à multidão de palavras? E o homem falador será justificado?” (‭Jó‬ ‭11‬:‭2‬ ARC)‬‬‬‬‬‬‬‬‬

a) FALAR DEMASIADAMENTE

Quando a pessoa vem nos confrontar em algumas situações, começamos a falar sem parar, a pessoa fala aquilo com você e você começa a discorrer sobre todas as razões que fizeram você falar aquilo, te expõe todos os fatos possíveis e imagináveis a fim de dar uma explicação para o que aconteceu.

O objetivo aqui é tirar o foco, são tantos elementos, fatos e razões desconhecidas do outro que a pessoa se perde naquilo e você continua com a sua pepita de ouro: SUA RAZÃO.

“Então, disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.”
‭‭Gênesis‬ ‭3:12‬ ‭ARC‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

b) CULPAR O OUTRO

Adão na passagem acima se justifica colocando a culpa tanto em Eva quanto em Deus.
Quantas vezes você já não fez isso?

Porventura também tornarás tu vão o meu juízo, ou tu me condenarás, para te justificares? Jó 40:8

c) ACHAR O ERRO DO OUTRO

A pessoa está lá tentando falar com você, então imediatamente você começa a pensar “olha quem está falando comigo?, essa pessoa não entende nada, e está falando como se nunca tivesse feito isso antes, como assim?

“Ela mesma outro dia agiu assim, assim ou ela não entende desse negócio, “queria ver se fosse você lá! Se teria agido diferente! Duvido! Teria feito até pior!

Mais uma vez a pepita da SUA RAZÃO foi protegida! Continue com ela!!

d) EU MEREÇO

Essa normalmente é bem utilizada para dietas e compras!
Exemplo: Você estava lá no Shopping, andando distraidamente e de repente no meio do nada uma loja se desloca de onde estava e se posiciona diante de você, “como assim? De onde veio essa loja?”
Imediatamente você pensa que pode ser um sinal de Deus, afinal você decidiu espiritualizar sua vida e todas as coisas que surgem podem ser um sinal, pois bem você olha para dentro da loja, tentando averiguar um pouco mais aquela terra prometida, então vem o sinal maior, PROMOÇÃO, e nesse caso de sapatos, algo acontece com sapatos, né?
O que essa mulher vai pensar: EU MEREÇO, afinal trabalho a semana inteira, o mínimo que eu mereço é me dar um presente, nesse caso 4!
Bingo para a justificativa!!

e) EU TIVE AS MINHAS RAZÕES

Nós sempre temos boas razões para fazer determinada coisas, boas razões para mentir, para enganar, para não obedecer o Senhor, para não mudar, enfim, boas razões para justificarem nossos atos.

No fundo, no fundo, não queremos admitir nossos erros ou muitas vezes não queremos deixar de fazer o que estamos fazendo.

CONCLUSÃO

O que precisamos entender?

Tens por direito dizeres: Maior é a minha justiça do que a de Deus? Jó 35:2

Que a justiça de Deus é maior que a nossa e que Ele nos ama muito!

Que é um privilégio ter pessoas que guardam a sua vida, e também que é um privilégio ouvirmos o que o Espírito Santo tem a nos falar.

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo,”
‭‭2Coríntios‬ ‭10:4-5‬ ‭ARC‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Portanto o que precisamos entender e enxergar que a justificativa é uma fortaleza mental, ela nos cega, nos atrapalha e nos impede de enxergar onde precisamos mudar.
Então decida não se justificar e obedecer, tenha um relacionamento sincero com Deus que ele fará muitas maravilhas na sua vida e de todos que te cercam!

© Igreja Semente de Fogo 2014 | Conheça, Viva, Semeie Jesus.
Top
Siga-nos: