Provérbios 4:20-27
Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.
Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração.
Porque são vida para os que as acham e saúde, para o seu corpo.
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.
Desvia de ti a tortuosidade da boca e alonga de ti a perversidade dos lábios.
Os teus olhos olhem direitos, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti.
Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem-ordenados!
Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.

Precisamos equilibra nossas emoções! Pois são geradoras de sentimentos!

E tais sentimentos podem causar alguns danos se não estiverem em “perfeito” equilíbrio

Aprender a dominar nossas emoções é algo que precisa ser trabalhado dia a dia. Quantas vezes em sua vida você toma decisões equivocadas sem pensar, por pressões ou ansiedades? Quantas pessoas você feriu com palavras e atitudes nas mesmas circunstâncias emocionais cujas consequências dificilmente foram restauradas?

Emoções são forças poderosíssimas e muitas vezes determinantes de uma vida. Mas a bíblia nos ensina que quem deve controlar a nossa vida e nossas emoções é o Espírito Santo.

As vezes fazemos de pequenas coisas grandes tempestades, e achamos que o nosso mundo vai acabar! Que se não tivesse tido “essa tempestade” seria diferente!
Porém, não é a ausência das tempestades que nos distingue; e sim o que descobrimos no meio da tempestade!

Não é a ausência de sentimentos que vai tornar você mais maduro, e sim a maneira como cada um deles vai te aproximar ou afastar de Deus.
O que a expressão das suas emoções está causando?

Lidamos muito bem com os fatos; julgamos com rapidez, mas não sabemos, muitas vezes, administrar nossas emoções! Levamos uma rasteira nessa área!

Deus deseja ter um relacionamento íntimo e profundo com cada um de nós, mas para isso, precisamos ser maduros para viver um relacionamento de Fé, confiança, temor e alegria!

Provérbios 28:26
O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo.

Precisamos permitir que o Espírito de Deus flua através das nossas emoções para que tenhamos sabedoria para discernir nossas atitudes.

As emoções não são somente negativas e usadas para gerar o mal!

A vida vem com medos: medo do futuro, medo do fracasso, medo de perder…
Se não fosse o medo, seríamos pessoas destemidas e sem cautela!
Por causa do medo de ser multado dirigimos com cuidado, por medo da punição nos comportamos!
O medo em si não é um pecado!

A vida vem com tristezas, lembranças que doem, que nos condenam, que nos afastam das pessoas, que nos impossibilita de perdoarmos…
Mas quando a tristeza nos sufoca, ficamos mais tementes a Deus, a tristeza levanta um amigo, aproxima famílias, restaura relacionamentos, cria novas amizades, nos deixa mais humildes e abertos a ouvir.

A raiva parece horrível, lembra rebeldia, as pessoas brigam, gritam e batem, mas quantas vezes a mesma raiva faz você tomar a decisão de não aceitar mais essa ou aquela condição que está te consumindo, quantas vezes a raiva te impulsiona a mostrar a verdade, a levar a palavra de Deus para aquele que está rebelde, quantas vezes a raiva faz você se posicionar?

Mas pensamos que somente os “bons” sentimentos, nos trazem prazer!
Por exemplo, a alegria:
Ser alegre demais te faz ficar tolo, não aceitar os demais sentimentos, ser tão positivo que não mede os riscos; faz você achar que a vida não tem obstáculos e não dar a devida importância as coisas que estão a sua volta!

Os sentimentos não são erros de Deus, não são pecados, mas a má administração desses sentimentos pode nos levar ao pecado!

Quando tratamos nossos medos, tristezas, raiva e alegria com drogas, bebidas, mentiras, relacionamentos, roubadores do nosso humor, ansiedade, etc.

Quando tentamos controlar nossas emoções na carne, estamos excluindo Deus! Quando achamos que podemos controlar, que sabemos mais que Deus e desprezamos os conselhos e as pessoas que nos sãos postas para ajudar!

Precisamos amadurecer nossa relação com Deus e crer que existe uma saída, e que nossas emoções são motivadoras a medida que aprendemos que elas não podem nos dominar, que devemos usá-las para o fim que foram propostas naquele momento e trazer luz a cada uma delas através de aconselhamento e pastoreio!

Gálatas 5:22
“Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”.

Deus nos concedeu vontades. Todavia, Ele não deixou a direção do universo por conta das nossas vontades e caprichos! Deus detém o controle sobre todas as circunstancias que ocorrem em nossas vidas

Aprender a controlar as nossas emoções é algo que deve ser trabalhado em nossa vida todos os dias. Para alcançar esse objetivo, existem fundamentos que devem estar presentes:

Intimidade com Deus: A partir do momento em que abrimos o nosso coração e deixamos que o Pai nos conforte, nunca mais seremos o mesmo. Sua confiança é facilmente influenciada por Sua Palavra e pelo Seu Poder então já não importa mais o que está por vir, pois a sua confiança está que Ele fará a sua perfeita vontade em sua vida.

Domínio próprio: Deus nos deu um espírito de domínio próprio porque sabe que precisamos para poder viver em santidade e crescer espiritualmente

2 Tm 1:7 “Porque Deus não nos deus o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”.

© Igreja Semente de Fogo 2014 | Conheça, Viva, Semeie Jesus.
Top
Siga-nos: