Significado de Compromisso segundo o dicionário:
– Comprometimento; acordo realizado entre uma ou várias partes.
– Obrigação; dever assumido com: compromisso com Deus.

Portanto para a definição de “compromisso” tem a ver com um dever assumido com alguém, uma obrigação para com esta pessoa.
Ao passo que se dividirmos a palavra “compromisso” também teremos o seguinte resultado: Cumprir + Missão.
Ou seja, vemos que ter compromisso é algo relacionado a preocupar-se com o outro, a ir até o fim, não parar no meio do caminho.

Quantas vezes você já decidiu começar algo e largou no meio do caminho?

“Quando um homem fizer voto ao Senhor, ou fizer juramento, ligando a sua alma com obrigação, não violará a sua palavra: segundo tudo o que saiu da sua boca, fará”. (Números 30:2)

Conforme versículo acima Deus tem uma preocupação com “ir até o fim”. Ele promete e cumpre. Ele se preocupa com a outra parte (que somos nós).

O que poderíamos falar a nosso respeito?
Somos pessoas de compromisso?

Temos comprometimento com as missões com as quais nos envolvemos?

Vamos até o fim, até que o resultado aconteça?

Ou deixamos circunstâncias, variáveis, possibilidades nos pararem?

E com Deus, por que é tão difícil se comprometer a fazer as coisas para ele?

Mas o que faz as pessoas não terem compromisso?
Alguns até usam as circunstâncias, a qual já sabe que são comuns a todos, como desculpas para não cumprirem suas missões, mas esses ainda não entenderam o que é ter compromisso.

Exemplos bíblicos de pessoas que assumiram compromisso com Deus:

Moisés mostrou compromisso com aquilo que havia se proposto a fazer, tanto que ele foi até o fim, mas ele poderia ter decidido parar no meio do caminho, afinal de contas, ele tinha um povo murmurador que praticamente só sabia reclamar de tudo. Mas ele entendia que sua missão era muito maior e muito mais recompensadora do que atender o desejo de sua carne. Ou você acha que Moises não sentia a dor de estar conduzindo um povo que estava a caminho da Terra Prometida, após sua libertação, vivendo milagres após milagres e ainda sim reclamando?
Contudo, ele tinha intimidade com Deus, ele falava com Deus. Ele se voltava a Deus falava o que estava em seu coração, ele dizia tudo o que estava passando com o povo no deserto. E então Deus falava ao seu coração e o dava força para continuar.

Ele tinha entendimento do que seria o resultado se ele tivesse compromisso e fosse até o fim.

Jeremias também teve muita dificuldade. Ele não foi diferente de nenhum de nós, pois ele precisava exortar, corrigir um povo que vivia errando, pecando indo contra a vontade de Deus.
Aquele povo não mudava, eles não criam em nada que Jeremias profetizava e por isso não tomavam uma postura de mudança, onde isso o entristecia profundamente.

Mas ele tinha intimidade com Deus, ele se voltava para Deus e falava tudo isso, onde Deus o confortava, sendo assim Deus o dava sentido, entendimento para que ele continuasse e fosse até o fim.

E você como tem agido?

O que você faz quando o desejo da sua alma grita dizendo: Não vai dar! Eu não vou conseguir! A família não me entende! O meu filho não muda! O meu trabalho e meu salário não me permitem fazer nada! Eu não tenho tempo! O meu marido não vem comigo!

Conforme exemplos da bíblia acima, você não acha que esta é a hora de gerar intimidade com Deus?

Afinal de contas Ele é o seu Pai, então fale com Ele!

Se sua alma está gritando dizendo para que você pare, falando para que você não honre este compromisso, fale com Deus, coloque tudo diante dEle, como fizeram Moisés e Jeremias, pois com certeza Ele trará a solução, pois Ele é o nosso refúgio em meio à angústia.

Você tem que buscar Deus para saber com o que você deve se comprometer, pois o compromisso de Deus não gera resultado de glória e reconhecimento e sim de fidelidade!

Portanto quando a voz de Deus chegar até você o que você vai fazer?

Você está preparado a se comprometer com o que Deus te mostrar?

Portanto não se renda às circunstâncias. Renda-se a Deus. Não pare diante dos problemas. Gere relacionamento com Deus e fale a Ele tudo o que você passa. Pois quando você tem relacionamento com Ele, você entende o que é ter compromisso. E você vai até o fim, até cumprir sua missão.

© Igreja Semente de Fogo 2014 | Conheça, Viva, Semeie Jesus.
Top
Siga-nos: