Aprendendo com o profeta Eliseu


A História de Eliseu está no Livro de 2 Reis, onde ele aparece pela 1ª vez em 1 Reis 19, 16-21, e depois, com mais frequência, no Livro de 2 Reis, até o Capítulo 13, referente à sua morte.

A ELEIÇÃO E CONFIRMAÇÃO DO CHAMADO DE ELISEU:
Eliseu foi escolhido pelo Senhor como sucessor de Elias, o profeta. Vemos em 1 Reis 19 – 16 , que Deus determina que Elias venha a ungir Eliseu em seu lugar.

O chamado de Deus começa com a eleição por Ele feita; depois vem nossa decisão de aceitá-lo e nos submetermos ao processo; vindo a confirmação deste chamado, após o processo de decisão.

PEDIR COM OUSADIA:
Eliseu estava acompanhando Elias, e mesmo quando Elias dizia para ele ficar em determinado local, Eliseu se posicionava a não deixar de acompanhá-lo (2 Reis, 2 – 2 e 6). Ele tinha certeza do que queria, e não negociava seu chamado, e por isso fazia questão de estar perto daquele a quem viria a suceder.

Elias sabia o dia que iria ser levado pelo Senhor, e perguntou a Eliseu se havia alguma coisa que este queria antes que isso ocorresse, e foi quando Eliseu declarou que gostaria de obter uma porção dobrada do espírito, da unção de Elias (versículo 9).

Eliseu tinha sede do Espírito, vontade e determinação de seguir ao Senhor. Aceitou seu chamado, seguiu fielmente aquele a quem Deus levantou em sua vida para o treinar, e sempre desejou ir mais fundo, por isso pediu com ousadia. Isso é uma grande inspiração para que nós não fiquemos acomodados, não sejamos meninos no espírito, mas desejosos de ter mais de Deus, de agarrar com fé nosso chamado, e nele crescer todos os dias!

UM CHAMADO FRUTÍFERO:
Certo é que a unção dobrada estava mesmo na vida de Eliseu, que viveu muitos milagres, e abençoou a muitas vidas em seu ministério, além de treinar, assim como fora treinado, outros profetas.

No Capítulo 4 vemos uma sucessão de milagres que Deus opera pelas mãos de Eliseu, tais como a multiplicação do azeite da viúva (versículos 1 ao 7) e a ressurreição do filho da mulher sunamita (versículos 8 ao 37).

Muitos outros milagres acontecem através do Ministério de Eliseu, como a cura do general sírio, Naamã, da lepra (Capítulo 5); o machado que tinha afundado e pela oração de Eliseu, é achado flutuando (Capítulo 6 1-7); os conselhos do rei da Síria que Eliseu adivinha, e o exército celestial que vem em seu favor (Capítulo 6, 8-23), entre muitas outras manifestações sobrenaturais e edificantes que proveio do Senhor através da vida deste profeta.

O EXEMPLO DE ELISEU:
O mais profundo exemplo que este homem de Deus pode nos dar é sua confiança em Deus, através do relacionamento que ambos tinham. Vemos que Eliseu aceitou seu chamado, aceitou pagar o preço, e tinha fome por mais de Deus. Que este exemplo nos inspire a buscar mais de Deus, e a procurarmos por cada solução e respostas no Senhor, assim como Eliseu fazia, e era vitorioso!

Quer fazer a diferença? É simples... Compartilhe...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter