É normal o ser humano viver buscando conquistas. Afinal de contas, isto é intrínseco ao homem, pois desde a criação, Deus dá uma ordem a Adão e à Eva para dominarem sobre toda a terra e sobre todas as coisas.
Para isso, muitos lutam com ou sem Deus para alcançar aquilo que desejam, mas o que viria após a conquista?
Qual seria a sua atitude, sua postura após alcançar aquilo que você tanto almejava?

Sucedeu, pois, que, havendo Roboão confirmado o reino e havendo-se fortalecido, deixou a lei do Senhor, e, com ele, todo o Israel. 2 Crônicas 12:1

No versículo acima Roboão, que havia conquistado algo importante para ele, ou seja, a confirmação do seu reino havia se fortalecido e logo após tal conquista, ele deixou a lei do Senhor.
Então por que ele deixou o Senhor?

E fez o que era mau, porquanto não preparou o coração para buscar o Senhor.
2 Crônicas 12:14

Roboão não tinha seu coração preparado para buscar a Deus. Logo, para que o seu coração estava preparado?

No versículo 1, o verbo “confirmar”, no original ” kun”, em um dos seus significados, quer dizer “se preparar”, “estar pronto para algo”, ou seja, Roboão se preparou para ter o seu reino confirmado nesta terra.
O coração dele estava preparado para buscar pelo reinado dele, e não para buscar o Senhor e o seu Reino.
E eu e você?
O nosso coração está preparado para buscar o quê?
As coisas desta terra ou as coisas espirituais do Reino de Deus?
Repare bem quais são suas atitudes após a conquista de algo?
A conquista de um emprego por exemplo, talvez você tenha pedido a Deus, buscado aconselhamento e lutado por isso, e após conseguir isso, você continua buscando a Deus, se aconselhando e lutando pelos sonhos se Deus?
Ou você simplesmente deixa o Senhor de lado e decide “viver” a vida da sua própria maneira?
E isso pode acontecer em diversas áreas como por exemplo na conquista de um novo negócio, na compra de um imóvel, num novo relacionamento a dois, no casamento, numa posição ministerial, numa cura, etc.
O ponto é qual é a nossa postura após conquistar algo?
E para responder isso, o nosso coração está preparado para que?
Buscar o Senhor ou buscar somente as bênçãos dEle, poder, status?
Algo bastante relevante também é a consequência após deixar o Senhor.

Então, veio Semaías, o profeta, a Roboão e aos príncipes de Judá que se ajuntaram em Jerusalém por causa de Sisaque e disse-lhes: Assim diz o Senhor : Vós me deixastes a mim, pelo que eu também vos deixei nas mãos de Sisaque. 2 Crônicas 12:5

Quando deixamos a vontade de Deus de lado, deixamos também a sua proteção. E é isso que ocorreu com Roboão e todo o povo de Israel.
E mesmo, depois, eles ouvindo o profeta e se humilhando, Deus dá a eles o escape, mas não a vitória, e permite que Roboão e o povo de Israel se tornem servos do rei do Egito, Sisaque. E Ele diz:

Porém serão seus servos, para que conheçam a diferença da minha servidão e da servidão dos reinos da terra. 2 Crônicas 12:8

Deus queria ensinar a Roboão e a toda Israel que há uma grande diferença entre ser servo dEle e ser servo das coisas deste mundo. Isto é um grande exemplo do amor de Deus para conosco.

Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. Hebreus 12:6

Talvez você tenha se humilhado como Roboão, talvez você tenha se consertado, mas ainda vive de alguma forma sofrendo em algumas áreas.
Provavelmente seu coração ainda não está preparado para buscar o Senhor, talvez seu coração ainda esteja com fome das coisas deste mundo e não das coisas do Reino de Deus e é por isso que ainda está padecendo, como servo das coisas deste mundo, ao invés de dominá-las e viver para o Senhor.
Mas isso somente depende de você, depende da sua decisão em mudar o seu coração.
Deus certamente está ansioso para te libertar desta escravidão, mas quem inicia o processo é você.
Então decida clamar a Deus pela mudança do seu coração e prepare-se para buscar o Senhor e você viverá livre da servidão às coisas deste mundo.
Você viverá para Deus! Liberte-se!

© Igreja Semente de Fogo 2014 | Conheça, Viva, Semeie Jesus.
Top
Siga-nos: