Abraão

Muitas vezes andamos esperando promessas de Deus que parecem que estão demorando tanto, não é mesmo? Outras vezes, durante a espera de uma promessa, de uma mudança, de um milagre, parece que vamos, em alguns momentos, ficando fracos e desfalecendo.

Só que Deus conhece nossas fraquezas, e o Senhor sabe que teremos esses momentos, portanto, precisamos aprender a colocar o que estamos sentindo para Deus, porque quando tiramos isso do nosso coração, damos a oportunidade de ouvirmos abertos o que o Senhor tem para nos dizer sobre aquela situação, e é essa ministração que nos enche para seguirmos!

Vejamos como foi com Abraão:

“Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Então, disse Abrão: Senhor Jeová, que me hás de dar? Pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer. Disse mais Abrão: Eis que me não tens dado semente, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.”(‭Gênesis‬ ‭15‬:‭1-3‬ )

Abraão estava preocupado com o fato de ainda não ter gerado herdeiros, e abriu isso para o Senhor. Interessante é que antes mesmo de Abraão ter falado sobre o que estava em seu coração, o Senhor já tinha vindo encorajá-lo!

Deus conhece nossos medos, dúvidas, temores, mas Ele espera que conversemos com Ele sobre isso, porque certamente Ele irá nos mostrar a saída que ainda não vemos.

Por que devemos tirar isso de dentro de nós? Porque senão começamos a fazer elocubrações diversas, onde queremos dar o “nosso jeito” para a promessa acontecer, e no caso, nossa falta de fé nos leva a aceitar migalhas! Abraão estava já tão sem visão que ele começou a cogitar o fato de seu mordomo Eliéser ser seu herdeiro!!!!

Você já teve mordomos “Eliéseres”? Ou seja, já começou a querer sabotar a promessa de Deus, escolhendo algo diferente do que o Senhor tinha para sua vida?

Eis o que Deus deu como resposta:

“E eis que veio a palavra do Senhor a ele, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de ti será gerado, esse será o teu herdeiro. Então, o levou fora e disse: Olha, agora, para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente. E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça.”
(‭Gênesis‬ ‭15‬:‭4-6‬ )

Deus declarou sobre Abraão algo que o edificou muitíssimo! O Senhor simplesmente fez cessar aqueles pensamentos, e mostrou a Abraão o que Ele iria fazer! Quando Deus declara algo sobre nós, seja no nosso coração, seja usando algum pessoa ou algum meio, quando sabemos que é Ele declarando, temos que fazer como Abraão: receber! Diz na passagem que Abraão creu, e isso lhe foi imputado como justiça!

No mundo espiritual, tudo está nas decisões que tomamos em nosso coração de receber as coisas que Deus declara, e andar por fé!

Mas precisamos guardar nosso coração para que pessoas que não estejam com fé, minem a nossa!

“Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe gerava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de gerar; entra, pois, à minha serva; porventura, terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.”
Gênesis ‭16‬:‭1-2‬

Sara estava sem fé! Quantas pessoas que estão ao nosso redor também estão? No nosso ciclo de amigos, nosso trabalho, na nossa família. Pessoas que muitas vezes tem acesso muito grande ao nosso coração, podem ministrar algo em nós que nos desencoraja, mesmo que não seja a intenção delas fazer isso.

Sara tinha acesso ao coração de Abraão, e por isso diz que ele “ouviu a voz dela”, e caiu.

Quando estamos caminhando na direção de alcançar as promessas de Deus, e de termos um relacionamento íntimo com Ele, precisamos guardar nosso coração, porque ali é o primeiro lugar a ser germinado com dúvidas!

E qual a estratégia de Deus para contra-atacarmos tais dúvidas!

Precisamos chamar à existência as promessas de Deus como se já fossem!

“Quanto a mim, eis o meu concerto contigo é, e serás o pai de uma multidão de nações. E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai da multidão de nações te tenho posto.”
(‭Gênesis‬ ‭17‬:‭4-5‬ )

Deus mudou o nome de Abraão, e sabe porquê? Porque Abrão significava “patriarca”, mas Abraão “pai de multidões”! Nesse momento Abraão ainda não tinha Isaque, mas ele precisava chamar sempre a existência a promessa de Deus!

Toda vez que ele falasse seu novo nome, estaria declarando a promessa! E é isso que o Senhor requer de nós: vamos nos desencorajar, pessoas irão semear dúvidas em nós, contudo , necessário é que guardemos nosso coração e que possamos andar declarando as promessas de Deus, pois isso ministrará fé e vida em nós!

© Igreja Semente de Fogo 2014 | Conheça, Viva, Semeie Jesus.
Top
Siga-nos: